01. Já não se faz mais Bombril como antigamente

10.04.2011

por Edmilson Lacerda

As mulheres invadiram e tomaram o espaço destinado aos homens no mais duradouro casamento publicitário entre uma marca e um personagem.

Pois é, caros amigos, o ator Carlos Moreno foi deixado de lado após 33 anos de serviços prestados a BOMBRIL, sendo literalmente desbancado por uma agência chamada “REPENSE”, que com sua campanha questiona valores profundamente arraigados na sociedade brasileira.

Que estranha e emblemática esta guinada na divulgação da marca, e mais estranho ainda é o nome desta agência: REPENSE.

Preciso pensar a respeito, ou melhor, repensar.

A campanha institucional chama-se “Mulheres evoluídas”, e é protagonizada por três mulheres de peso da TV: Marisa Orth, que dispensa comentários, Dani Calabresa, uma das estrelas da MTV e Mônica Lozzi, a única repórter feminina do programa CQC.

Eu só não entendi o que as três estão fazendo lá de terno e gravata, falando dos produtos e literalmente detonando os machões de plantão do país inteiro. Quem entende de produto, de mercado e de posicionamento de marca não é o homem? Então o homem é que deveria estar lá, como sempre, hora bolas!  A mulher entende do uso do produto e o homem faz a sua divulgação. É assim que sempre foi, por que querer mudar time que está ganhando?

Ou será que o time já não está mais ganhando?

Será?

Será que a mulher cansou do seu papel na brincadeira? Seria compreensível, porque brincar de boneca e de comidinha e de trocar roupinha deve ser um porre.

Mas o que tem de mal em ser mulher e cuidar dos filhos, da casa, do marido, abdicar dos seus sonhos para viver como coadjuvante nos sonhos de outros, sustentar um eterno sorriso de felicidade e contentamento nos lábios e ficar lindona e cheirosa para quando o seu patrão, ou melhor, o seu príncipe encantado chegar ao lar?

No que diz respeito a publicidade, não é legal mostrar as curvas, frente e verso generosos? Eu sempre achei as propagandas de cerveja muito interessantes, com todas aquelas beldades de biquíni. E notem que nestas propagandas quem fala é o homem, a mulher fica apenas ali, no seu pedestal de produto, digo, de beleza. Ou seria produto de beleza?

O que a mulher almejaria mais que isto? E que diacho de mulher evoluída é esta que é “pretensamente” retratada na propaganda da Bombril?

Más notícias! Acho que a chapa esquentou e o bicho pegou.

Reconheçamos que o mundo evoluiu e já não podemos mais viver o hoje pensando como se outrora fosse. Seria como dirigir um carro somente olhando pelo retrovisor. É acidente na certa.

A publicidade algumas vezes traz a tona um tema efervescente e que a sociedade está vivendo no momento, exagera na dose propositadamente para chocar, e ai deixa que a discussão se aprofunde. Dizem que é no andar da carruagem que as abóboras se ajeitam, então que assim seja.

Alguém lembra do ditado “por trás de um grande homem sempre tem uma grande mulher”? Acredito que as mulheres cansaram de ficar atrás, querem andar do lado dos homens. E que mal há nisto?

De minha parte eu sempre adorei os produtos da Bombril, são perfeitos para deixar uma panela brilhando, fazem bastante espuma, e o carro chefe: a palha de aço, é a melhor do mercado, a que dura mais. E lavar louça é realmente muito prazeroso. Sou de aquário, adoro água.

E quanto ao terno e gravata, as mulheres podem usar a vontade. Sempre achei inadequado o uso delas pelos homens num país tropical. E afinal de contas elas sentem mais frio que nós, e ficam bonitas de qualquer jeito.

Anúncios

2 respostas para 01. Já não se faz mais Bombril como antigamente

  1. João Candido disse:

    Bravo, Edmilson.
    Voce, como sempre (sem trocadilho), sabe pinçar do cotidiano a síntese temática da sua análise social. Um forte abraço.

  2. Edmilson disse:

    Big John! Thanks for your comments and compliments!
    Take care!

    Edmilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s